sábado, 21 de agosto de 2010

DIFERENÇA ENTRE OS RESULTADOS DO VO2 EM TESTES DE MENSURAÇÃO DIRETA E INDIRETA: UMA VISÃO SOBRE A DINÂMICA DO JOGO X REALIDADE DOS TESTES.

O atleta de futebol é submetido hoje a programas de treinamentos bastante específicos para que exista um ótimo desenvolvimento de suas capacidades físicas para que suporte por tempo prolongado as qualidades físicas específicas como a resistência aeróbia, anaeróbia e força rápida, sem que haja perca significativa de seus níveis a ponto de comprometer o desempenho. Por isso as avaliações para prescrição destes treinamentos são de fundamental importância, diante disto o estudo objetivou observar se há diferença entre os resultados obtidos em avaliação direta e indireta de mensuração de consumo de oxigênio em atletas de futebol. Foram avaliados 20 (vinte) atletas com idade entre 17 (dezessete) e 20 (vinte) anos (média = 18,35 anos) pertencentes à categoria Juniores do Santa Cruz Futebol Clube, os métodos utilizados foram, de forma direta a Ergoespirometria realizada em esteira rolante (ATL/10200 – INBRASPORT) com analisador de gases (CORTEX – METALYZER 3B), e de forma indireta o Teste de 3200m (WELTMAN, 1987) de caráter contínuo e Soccer Test (BARROS & GUERRA, 2004) de caráter intermitente. Nos resultados obtidos da comparação dos três testes que utilizou a análise de variância de Friedman (BioEstat 5.0, 2007), foi observado diferença entre os resultados de Ergoespirometria e Weltman (p<0,5) e resultados Weltman e Soccer Test (p<0,5) e não houve diferença significativa entre resultados da Ergoespirometria e do Soccer Test (ns). Perante os resultados pode-se concluir o teste indireto de caráter intermitente aproxima-se mais do resultado do teste direto de mensuração, a título de especulação pode ser levado em consideração a característica do teste em relação a dinâmica do jogo, porém outras investigações são necessárias para atestar com maior veemência.

Nos proximos posts irei falar um pouco mais sobre este estudo e os testes aplicados, que foram tema da minha monografia.
Abraço a todos.
Fiquem com Deus!

REFERÊNCIAS:
  • AYRES M, AYRES JUNIOR, AIRES DL, SANTOS AS. Bioestat 5.0: aplicações estatísticas nas áreas de Ciências Biológicas e Médicas. Belém: Sociedade Civil Mamiraua, Brasília: CNPq. 2007
  • BARROS, T. & GUERRA, I. Ciência do Futebol. São Paulo: Manole, 2004.
  • WELTMAN, A. Prediction of Lactate Threshold and Fixed Blood Lactate Concentrations from 3200-m Running Performance in Male Runners. International Journal Sports Medicine. V.8, pp: 401-406, 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário