segunda-feira, 30 de agosto de 2010

TESTES DE MENSURAÇÃO VS REALIDADE DO JOGO DE FUTEBOL

Bom dia companheiros.


Para complementar a postagem anterior trouxe agora uma breve revisão de estudos que compararam os testes de caráter semelhante ou igual ao mencionado anteriormente.
Os estudos comprovam a relação entre os testes, e apontam alguma possível correlação dos resultados com a dinâmica de sua execução.

Alguns estudos visando à comparação de teste de mensuração direta e indireta já foram realizados e apresentaram resultados similares, alguns compararam os atletas pela posição que atuam, outros compararam o grupo de forma geral.
No estudo realizado por Lima et al (2005) que analisou atletas de futsal, os valores obtidos nos testes de 3200 metros e na Ergoespirometria foram (62,8 ± 10,1 vs. 58,5 ± 8,5 ml/kg.min, respectivamente) e ao correlacionar os testes verificou-se que há uma forte correlação (r = 0,72) assim chegando a conclusão que os testes de mensuração indireta pode apontar bons parâmetros para a determinação da capacidade aeróbia destes atletas, tendo em vista a boa correlação existente entre os testes. Em um estudo semelhante Bangsbo; Lindquist (1992) compararam os mesmos testes e obtiveram os mesmo resultados, concretizando a forte correlação entre os testes.
Souza et al (2009) em seus estudo comparou os resultados obtidos pelos atletas de futebol nas suas respectivas posições, nos teste de 3200 metros e o YoYo Endurance test (teste semelhante ao Soccer teste, que possui uma característica intermitente), e observou que há uma boa correlação entre os testes,Goleiros: (p= 0,44) ; Zagueiros: (p= 0,50) ; Laterais: (p= 0,11) ; Atacantes: (p= 0,82) , e apenas os Meio Campistas apresentaram um diferença significativa nos resultados (p < 0,05), concluindo assim de acordo com suas posições os atletas obtiveram resultados próximos em ambos tetes, devido a possível correlação entre os testes.
Em um estudo que testou homens fisicamente ativos Gomes et al (2009) analisou entre outras variáveis as mensurações direta e indireta do VO2max, através dos testes de 20m Shuttle Run test (teste de caráter intermitente semelhante ao Soccer test) e o analisador de gases (Ergoespirometria) e os resultados obtidos foram respectivamente 50,8 ± 6,34 ml/kg.min e 52,86 ± 7,06 ml/kg.min o que aponta uma proximidade dos resultados e novamente uma boa correlação entre o teste de mensuração direta como de mensuração indireta.
Barbui et al (2006) comparou em seus estudo as formas direta e indireta de mensuração de VO2max em jogadoras de futebol, com testes semelhantes e encontrou resultados muito próximos ao observado no presente estudo. Os valores obtidos nos testes indiretos foram 3200 metros (Weltman) 51,03 ± 2,27 ml/kg.min, e Yoyo Test 42,97 ± 3,36 ml/kg.min, e no teste de mensuração direta a Ergoespirometria o valor obtido foi 46,36 ± 4,55 ml/kg.min. No estudo foi observado que na análise de regressão os coeficientes de correlação foram de 0,60, entre o método direto e Yoyo test, e de 0,20 entre método direto e teste de 3200 metros, chegando a conclusão de que diante dos dois teste indiretos analisados o Yoyo Test apresentou uma correlação maior como método direto, sugerido talvez pela metodologia utilizada no protocolo.
Acredita-se que este é um dos pontos fundamentas da discussão pois os teste de mensuração direta é realmente o mais fidedigno em relação e veracidade dos resultados, porém os testes de caráter indireto deve ser selecionado tendo em vista a realidade de cada modalidade desportiva, tendo como ponto principal a realidade do jogo (competição). Como todos os estudos apontaram os testes de mensuração indireta tanto de caráter intermitente como contínuo podem ser tomados como base para elaboração de programas de treinamento que visam a melhora da capacidade aeróbia e da performance de atletas de futebol.
Porém os testes indiretos intermitentes tiveram uma maior correlação com os resultados obtidos em testes diretos, acredita-se que isso se dá devido a realidade das partidas de futebol, mas outras investigações devem ser feitas para atestar esta hipótese.

Vou encerrando por aqui.

Espero que este estudo ajude de alguma forma os companheiros em seus trabalhos.
Grande Abraço.
Fiquem com Deus!

REFERÊNCIAS:
  • BANGSBO, J.: LINDQUIST, F. Comparasion of various exercise tests with endurance performance during soccer in professional players. Interantional Journal Sports Medicine. 13: 125-32, 1992.
  • BARBUI, A.J.; MEIRELLES, R.C.M.; OLIVEIRA, G.P.; BUENO, P.G.; TAVANO, J.; OLIVEIRA, J.C.; PERISSINOTO, S.R.; AZEVEDO, P.H.; BALDISSERA, V. Comparação entre métodos direto e indiretos de mensuração de VO2max em jogadoras de futebol de campo.Anais UFSCAR. São Carlos, SP. 2006.
  • GOMES, L.P.R.; PORTELA, B.P.B.S.; GARCIA, D.; NETO, E.A.T.; RIBEIRO, E.A.J.; SILVA, L.N.R.; SANTOS, P.H.S.; PELEGRINOTTI. I.L. Comparação do VO2max de homens fisicamente ativos de forma indireta e direta. Movimento & Percepção. Espirito Santo do Pinhal, SP, v.10, n14, Jan/Jun. 2009.
  • LIMA, A.M.J.; SILVA, D.V.G.; SOUZA, A.O.S. Correlação entre medidas direta e indireta do VO2max em atletas de futsal. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v.11, nº3, Mai/Jun, 2005.
  • SOUZA, A.M.; ANJOS, F.V.; VIEIRA, G.C.F.; FIGUEIREDO, P.R. Comparação entre o consumo máximo de oxigênio estimado em diferentes teste em futebolistas. Congresso Internacional de Atividade Física e Fisioterapia. Fortaleza, CE, 2009

Um comentário:

  1. Show de Bola Raphael Costa, muito bom o embasamento teórico do seu estudo. E só ratificando, quando se tem um grupo heterogênio, como na maioria dos esportes coletivos, tanto os testes direto ou indireto são fundamentais para uma analise inicial e prescrição futura de atividades e exercícios,ou seja, avaliações Inter-pessoal e Intra-pessoal.Ambas são fundamentais para um melhor Feed-back da evolução individual e coletiva do atleta.
    Parabéns pela problemática, forte abraço.
    Com os melhores cumprimentos;

    Bruno Simões

    ResponderExcluir