segunda-feira, 23 de maio de 2011

Treinamento Funcional para Corredores


  Os corredores ganharam um grande aliado para o treinamento físico, tanto para melhorar o rendimento quanto para diminuir os riscos de lesões. Essa nova técnica de treinamento, chamada de treinamento funcional, se baseia no princípio da instabilidade mecânica para gerar estímulo sensório motor (equilíbrio é apenas um dos aspectos desenvolvidos). Por exemplo, um afundo feito no solo exige apenas força para superar a resistência oferecida pela carga a ser levantada e a força da gravidade. Agora imagine o mesmo exercício executado com uma das pernas sobre a bola totalmente instável? Acrescenta-se ao mesmo exercício instabilidade, o que recruta mais fibras musculares e de forma mais global e intensa, acelerando a melhora do desempenho físico. Pois quanto maior o número de fibras recrutada maior a força.
  A melhora do desempenho para a corrida também depende do princípio da especificidade, que é gerar a força com o gesto esportivo específico da modalidade. Isso é possível com o treinamento funcional, pois com uso de pesos livres permite a versatilidade dos movimentos e maior especificidade do treinamento, envolvendo grandes massas musculares e exercícios multissegmentar. Esse tipo de treinamento é útil, uma vez que a maioria dos esportes exige que o atleta mantenha o equilíbrio e a estabilidade corporal durante a competição.
  Durante a corrida alguns músculos são responsáveis pelos movimentos enquanto outros atuam ao mesmo tempo para estabilizar articulações e potencializar o movimento. Fortalecer a musculatura motora e estabilizadora, trabalhar a consciência corporal dos movimentos é uma técnica utilizada no funcional para ajudar a corrigir os vícios posturais e evitar o dispêndio energético desnecessário.
  Leveza nos movimentos, ganho de força e concentração para administrar melhor a energia durante a corrida são alguns benefícios relatados por praticantes do treinamento funcional.
Assim, o treinamento funcional, proporciona até mesmo para os atletas mais avançados, treinos desafidores, novas técnicas de treino, e programas de treino especial que enfocam a estabilização.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário